Nos últimos anos, com a crescente onda de incêndios que destroem violentamente milhares de hectares de floresta em vários países, as práticas sustentáveis têm ganho contornos mais efetivos, principalmente, a partir das iniciativas das empresas.
A ECOFAB reafirma o seu compromisso em fabricar produtos de excelência e em contribuir para a melhoria do meio ambiente. Na decorrência do grave incêndio que em Julho de 2020 atingiu a floresta adjacente à sua unidade fabril, assumiu a iniciativa de investir na reflorestação desta área.
No local deste fatídico incidente em Sobrado, encontramos agora 579 árvores em crescimento que incluem, bétulas, carvalho americano, carvalho nacional, cipreste comum e plátano bastardo. Aceda ao nosso site em ecofab.pt/sustentabilidade e conheça as iniciativas da empresa voltadas para as práticas sustentáveis e responsabilidade socioambiental.

“Pessoas que não sustentam árvores, em breve viverão em um mundo que não sustenta pessoas”.
Bryce Nelson, Jornalista
A visão da ECOFAB em contribuir para um futuro sustentável é assente na sua missão de desenvolver produtos inovadores ao mesmo tempo que respeita o meio ambiente e aprimora processos que garantam o bem-estar das futuras gerações. É com base nestes princípios, que definiu os pellets como fonte de alimentação dos seus principais produtos, as salamandras ISAAC e MARIE.
Os pellets são uma fonte de combustível que é produzida a partir de restos de madeira e serrim, com reduzida emissão de gases nocivos ao meio ambiente. A utilização deste produto em detrimento de outros, como madeira ou gás, demonstra ser vantajosa sob vários aspectos, entre eles:
- Fácil acesso, por se trata de uma matéria-prima encontrada constantemente na natureza;
- A produção dos pellets não depende de cortes de árvores. São produtos fabricados com restos de cascas de madeira encontrados nas florestas;
- Oferecem uma maior segurança por não existirem riscos de infestação por pragas, além de poderem ser facilmente acondicionados e transportados em volumes maiores, o que facilita a logística nas ocasiões em que é necessário percorrer grandes distâncias;
- Baixa emissão de cinzas e partículas poluentes no ato da queima;
- Apresenta um menor custo para o consumidor, se comparado a outros combustíveis fósseis;
- É um combustível renovável, que por ser fabricado a partir de madeira extremamente seca, torna a combustão mais eficiente e duradoura.
Desta forma, é possível constantar que as características dos pellets são extretamente vantajosas em termos ambientais e económicos, e ainda possibilitam uma maior eficácia ao serem utilizados em equipamentos desenvolvidos com as mais modernas tecnologias, como as salamandras ISAAC e MARIE, que tiram o máximo proveito destas características.
Além disso, a retirada desses resíduos das florestas para a fabricação dos pellets diminui significativamente os riscos de incêndios, contribuindo assim para o equilíbrio do ecossistema.